Você sabe a diferença entre Gelato Italiano e Sorvete Tradicional?
Poucos alimentos no mundo têm a popularidade do sorvete. As pessoas podem não gostar dos mesmos sabores, mas qualquer um sabe dizer qual o seu preferido. Os tempos mudaram desde a época em que baunilha, chocolate e morango – a santíssima trindade – eram as únicas possibilidades. E, quando se trata de produção de gelato italiano, encontramos hoje um surpreendente leque de escolhas inspiradoras.
Apesar de ser impreciso, registros históricos apontam que o sorvete tenha sido inventado pelos chineses há mais de 3 mil anos. No início, a receita levava neve, mel, frutas e gema de ovo. Depois, a receita foi incrementada pelos árabes, que misturaram água, criando assim o sorbet. Anos mais tarde, os italianos acrescentaram leite e passaram a fabricar o produto numa máquina produtora, dando origem ao chamado gelato. De uns tempos pra cá, mais gelaterias se difundiram no Brasil e a cultura do Gelato vem se disseminando de pouco em pouco por aqui. Mas e aí? Você sabe quais são as reais diferenças entre o autêntico gelato italiano e o sorvete tradicional?
1 – Ingredientes frescos (in natura)

Talvez a maior das diferenças, além de todas as outras, seja a procedência dos ingredientes e dos produtos utilizados em sua composição. Diferente dos sorvetes industrializados, gelato se refere a um produto fresco, produzido com ingredientes e frutas in natura. Com isso, seu sabor, sua textura e o seu aroma se tornam bastante diferentes.
2 – Temperatura de degustação

Sabe aquela cremosidade característica de um bom gelato? Parte dela acontece por conta da temperatura em que ele é servido, variando entre -10 °C e -12°C (enquanto que os sorvetes tradicionais são mantidos abaixo dos -20 °C). Esse é um dos fatores que proporciona a diferença na cremosidade e colabora para uma percepção maior do sabor, uma vez que quanto mais gelado estiver o sorvete, mais anestesiadas ficam nossas papilas gustativas e menos percebemos a intensidade do seu sabor.
3 – Teor de açúcar

O equilíbrio entre a água, o açúcar e o leite é o que garante a textura característica do bom gelato. Diferente dos sorvetes tradicionais, o gelato italiano costuma ter um teor de açúcar 30% menor. Em cada balanceamento, por meio de um refratômetro, considera-se também o teor de açúcar presente em cada fruta (frutose), para que a quantidade adicionada seja proporcional ao sabor escolhido.
4 – Incorporação de ar

Os sorvetes tradicionais possuem injeção de ar programada, podendo atingir até 110% de incorporação no sorvete, conforme permitido pela legislação vigente. A incorporação de ar de um autêntico gelato é obtida de forma natural, por meio do batimento do sorvete enquanto congela. Através desse processo, o produto absorve entre 20% e 40% de ar em sua mistura. Essa diferença para os sorvetes tradicionais confere ao gelato a densidade ideal para degustação, leveza ao derreter na boca e intensidade em seu sabor.
5 – Gordura

Agora que você já sabe diferenciar o bom gelato do sorvete popular, que tal se arriscar na cozinha com as receitas que a gente preparou no e-book “5 Deliciosas Receitas de Gelato Italiano para Fazer em Casa“? Corre lá e conta pra gente depois se deu certo, capicce?
Te esperamos na próxima.
Um abraço. Cheers! 😉
Assine nossa Newsletter
Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Dio Mio.
Seu e-mail está seguro conosco.